Cinema Brasileiro No Século 21

Trata-se, portanto, de uma obra de referência que merece tradução para o português, o que sem dúvida intensificará o diálogo com um público mais amplo dentro do Brasil. A partir de 1983, entretanto, o cinema brasileiro baixar torrent sofre o baque da crise política e econômica que se abate sobre o país. Trata-se do fim da ditadura militar, época das Diretas Já, hiperinflação e desvalorização cambial.

Para os médicos que já atuam no dia a dia do atendimento clínico, dispomos de guias fundamentais para o cotidiano, como o Tratado de Fisiologia Guyton. Há ainda um vasto estoque para áreas específicas, desde clínica médica até a neurologia, passando por outras áreas, como psicologia e a sessão de livros de nutrição. Nessa década, merecem destaques as produções O Quatrilho, de Fábio Barreto e O Que é Isso Companheiro? Assim, os produtores não tinham dinheiro para produzir seus filmes, e os espectadores, da mesma forma, já não tinham condições para assisti-los. Com a chegada do videocassete nos anos 80, a proliferação de locadoras marca essa década no país.

História Do Cinema Brasileiro

O século 21 trouxe algumas novidades, a começar por um governo que dava ao mesmo tempo mais importância à questão cinematográfica e à presença do Estado nesse tipo de atividade. Não será de estranhar que se consolidaram como principais investidores no setor não as empresas privadas, mas as públicas, Petrobrás, BNDES e Eletrobrás sendo as que mais se destacam.

Esta foi sem dúvida a escolha mais controversa entre os editores e redatores do Papo de Cinema. Enquanto três membros da redação colocam o filme no topo de suas listas, dois outros sequer o mencionam entre os 30 melhores. Na somatória, sobe no pódio com um honroso terceiro lugar pela maneira como o diretor representou, entre os códigos da fábula e do cinema de ação, a vida dos moradores da favela carioca.

Com doses generosas de drama e comédia, este projeto escancarou de modo claro, porém complexo, os abismos que separam os patrões dos empregados, e os filhos dos ricos dos filhos dos pobres. Regina Casé comprovou o grande talento para as artes dramáticas, que o cinema não aproveitava há anos, enquanto a diretora conseguiu a façanha de construir um “filme do meio”, projeto capaz de agradar em igual medida aos críticos e ao público médio.

cinema brasileiro no século 21

De que maneira é possível fazê-lo, incluindo novos temas, abordagens e campos que vêm se desenvolvendo desde os anos 1990, sem que distinções hierarquizantes, valorativas e, sobretudo, sem um suposto sentido “nacional” que fundou e fundamentou a escrita dessa história desde o seu surgimento se façam preponderantes? Para responder a essa pergunta, encontramos em Reinhart Koselleck e sua proposta de uma História Plural o arcabouço teórico capaz de dar conta dessas várias e significativas questões.

No primeiro encontro serão discutidas as aproximações entre o cinema e a televisão no Brasil, nesta última década, o que leva a um novo modelo de negócio para o audiovisual nacional. No segundo encontro, serão visitadas as produções recentes com bilheterias que ultrapassam mais de um se milhão de espectadores, para entender as mudanças estéticas e narrativas que problematizam nosso imaginário do que é um filme brasileiro. Este artigo propõe compreender as representações da mulher no cinema brasileiro contemporâneo.

Trabalhando com um estilo único de desenho, cores e movimentos, o cineasta apresenta a trama de um garotinho que abandona a vida no campo e vai atrás do pai, que partiu para a cidade grande e nunca mais voltou. A desigualdade social, o abandono e a ditadura militar são retratados através de uma linguagem lúdica, e por isso mesmo, ainda mais forte.

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